WildArte

Site ou Rede Social: Qual eu devo investir?

   novembro 21, 2020
Continua após a publicidade..

Site ou rede social: Certamente todo mundo que está começando seus negócios online ou tem seu negócio físico pronto, mas só quer trazer para o mundo digital, já fez essa pergunta alguma vez, ou está tendo essa dúvida agora, mas a verdade, e indo bem direto ao ponto, essa é uma questão que depende muito do seu objetivo, ambos tem suas vantagens e desvantagens.

O que devemos nos perguntar primeiramente, é sobre quem é nosso público-alvo, ter uma persona desenhada de quem é nosso cliente ideal nos ajuda a responder essa questão e muitas outras. Pode ser que nosso público esteja inteiramente nas redes sociais, mas ai vem outra questão, qual é a rede social que meu público mais acesso, é óbvio que devemos estar em toas, mas encontrar a respota para essa pergunta pode ajudar a entender onde devemos concentrar nossos esforços. Por outro lado se seu público vive ativamente pesquisando e buscando assuntos, sem dúvida, não ter um site pode ter grandes consequências.

Continua após a publicidade..

É um ponto forte conhecer cada ferramenta (site e rede social) e saber o que elas podem proporcionar ao nosso negócio, pois então, tomaremos melhores decisões. Fora essas duas ferramentas a internet também tem opções que podem fazer ainda mais sentido para o tipo de negócio como por exemplo marketplaces e aplicativos de delivery onde já concentram um público já consumidor.

Vamos entender a diferença básica entre rede social e site.

Continua após a publicidade..

Redes Sociais

site ou rede social

É indiscutível o poder que as redes sociais tem, no que diz respeito a alcançar e juntar pessoas com os mesmo interesses. Hoje as redes sociais já fazem parte do cotidiano do ser humano e é como um “documento” onde guardamos informações pessoais nossas, sendo que, quem não está em uma rede social, está por fora do mundo. Por causa do seu poder de alcance, engajamento, atração, as empresas também sentiram a necessidade de estarem envolvidas nesse ambiente, e muitos empreendedores quando estão começando, optam por usá-los, e isso é natural levando em consideração a quantidade de pessoas nas redes sociais, então divulgar sua marca nesses ambientes é mais do que obrigatório e o retorno que se tem é grande.

Porém, apesar de todas as suas vantagens também temos algumas desvantagens como por exemplo suas limitações, as redes sociais limitam textos, quantidade de imagens e tamanho de vídeo em posts. Nos buscadores também estamos limitados, pois uma página de uma rede social tem menos chances de aparecer do que uum site. Qualquer um pode criar uma página numa rede social o que não garante a legitimidade da empresa.

Site

site ou rede social

Quando se fala em site, já pensamos em algo mais formal, já que construir e manter um site no ar custa dinheiro, e para você ter seu próprio nome de domínio, deve gastar e vincular seus dados cadastrais (pessoa física ou jurídica) a esse domínio. Apresentar-se com um site ao invés de apenas uma rede social, entrega mais autoridade para um possível cliente, pois este percebe que há um investimento e trabalho sério sendo feito. Um site pode ser otimizado para ser melhor posicionado nos buscadores, utilizando boas práticas de SEO.

Um site pode ser todo customizável, diferente de uma rede social que é o mesmo layout em todas as páginas, temos mais liberdade para colocar as informações necessárias sem econimizar palavras, deixando o possível cliente conhecer melhor a sua empresa. Temos total liberdade para colocar a página que quisermos a quantidade de seções que realmente precisamos, portifólio, galeria, blog, loja em fim, são inumeras possibilidades de como podemos aproveitar o espaço de um site. Mas sabemos que para termos tudo isso é necessário investimento com domínio, hospedagem e um desenvolvedor, ou você mesmo pode criar seu site utilizando uma ferramenta de sites, como o WordPress por exemp

Conclusão

site ou rede social

Como pudemos ver, ambos tem suas qualidades e a melhor maneira de explorar bem essas duas ferramentas é colocá-las para trabalhar juntas, unindo rede social e site certamente você terá um rápido crescimento, pois pode utilizar as redes sociais para alcançar as pessoas e trazer para o seu site aqueles que mais demonstram interesse em seus serviços ou produtos.

Posts Relacionados