O que é um servidor web
Como os servidores operam como a espinha dorsal da internet, permitindo conexão entre usuários e servidores e quais os cuidados com a segurança
Instalar certificado SSL em localhost no XAMPP, é muito importante principalmente se utilizamos um ambiente local de desenvolvimento para trabalhar nos nossos projetos. Algumas funcionalidades dependem que o domínio tenha https para funcionar de maneira correta. Se você está procurando por uma forma de instalar um certificado SSL em ambiente local provável que você se deparou com algum problema que soliciatava uma conexão segura.
Certificado SSL quer dizer Secure Sockets Layer, é um certificado digital que autentica a identidade de um site e também permite uma conexão encriptada entre usuário e servidor do site, em outras palavras cria um ligação criptografada entre o servidor web e o navegador. Antigamente não era um requisito presente na maioria dos sites, hoje em dia qualquer website precisa de um certificado SSL para garantir transações seguras e manter as informações dos usuários seguras.
É interessante mesmo em ambiente local quando estamos desenvolvendo, procurar manter uma compatibilidade e configuração o mais parecido possível com ambiente em produção, por isso algumas vantagens de ter um certificado SSL instalado em localhost:
Antes de tudo precisamos nos certificar de ter instalado o XAMPP na nossa máquina linux, se você ainda não tem, sugiro ver esse artigo, que mostra como instalar.
Primeiramente, vamos acessar o seguinte caminho /opt/lampp/etc.
Você também pode via terminal criar a pasta através do comando mkdir, basta digitar esse comando dentro da etc seguido do nome da nova pasta.
mkdir openssl
ainda no terminal e dentro do novo diretório que acabamos de criar, vamos digitar o seguinte comando:
openssl req -x509 -nodes -new -sha256 -days 1024 -newkey rsa:2048 -keyout server.key -out server.pem -subj "/C=BR/CN=Localhost-Root-CA"
openssl x509 -outform pem -in server.pem -out server.crt
Agora, crie dentro da pasta openssl um arquivo chamado domains.ext. Digite o seguinte comando no terminal para criar o arquivo:
touch domains.ext
Agora abra o domains.ext com seu editor de texto e cole o seguinte código nele:
authorityKeyIdentifier=keyid,issuer
basicConstraints=CA:FALSE
keyUsage = digitalSignature, nonRepudiation, keyEncipherment, dataEncipherment
subjectAltName = @alt_names
[alt_names]
DNS.1 = localhost
DNS.2 = www.localhost
Após colar o código e salvar o seu arquivo, seguimos com digitando o seguinte comando no terminal:
openssl req -new -nodes -newkey rsa:2048 -keyout localhost.key -out localhost.csr -subj "/C=BR/ST=SP/L=Sao Paulo/O=Localhost-Certificates/CN=localhost.local"
openssl x509 -req -sha256 -days 1024 -in localhost.csr -CA server.pem -CAkey server.key -CAcreateserial -extfile domains.ext -out localhost.crt
Você pode trocar as informações de país, Estado e localidade.
Sua pasta openssel deve ter os seguintes arquivos:
Agora, acesse o arquivo httpd-ssl.conf no seguinte caminho: /opt/lampp/etc/extra/httpd-ssl.conf.
Na linha 106 mude de “/opt/lampp/etc/ssl.crt/server.crt” para “/opt/lampp/etc/openssl/localhost.crt” e na linha 116 de “/opt/lampp/etc/ssl.key/server.key” para “/opt/lampp/etc/openssl/localhost.key”
Pode salvar o arquivo e reinciar o XAMPP.
Agora precisamos fazer uma última configuração no navegador, acesse o seguinte caminho no seu chrome: chrome://settings/certificates
Clique em Authorities e vá em import:
Navegue até o arquivo server.pem através do seguinte caminho /opt/lampp/etc/openssel/server.pem. importe o arquivo e marque todas as opções
Feito isso, basta acessar novamente seu localhost e já estará navegando em ambiente seguro.
Agora os problemas que você estava enfrentando por não ter uma conexão segura no seu servidor local vai estar resolvido, se teve alguma dúvida durante o processo, volte alguns passos e faça novamente. Não se esqueça de reiniciar o XAMPP.
Como os servidores operam como a espinha dorsal da internet, permitindo conexão entre usuários e servidores e quais os cuidados com a segurança
Como instalar o XAMPP, o mais popular pacote para configurar um servidor com Apache, PHP e MySQL, utilizado por experientes e iniciantes