Site ou Rede Social: Qual eu devo investir?
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Lançamento, é um modelo de monetização de estratégia de vendas que já existe no mercado a muito tempo. O modelo de lançamento como conhecemos hoje foi criado pelo americano Jeff Walker, ele utilizou várias estratégias de marketing tradicional e marketing digital e empacotou tudo isso em sistemas e processos na internet.
Lançamento interno
É um lançamento que é feito para a sua própria base de clientes (listas de e-mails, grupos(whatsapp, instagram, facebook etc).
Lançamento externo
Pode ser feito em conjunto com o lançamento interno, é uma boa forma de criar listas de contatos a partir da imagem que a empresa já construiu. Esse tipo de lançamento requer alguns cuidados, ele deve ser feito de forma estratégica em conjunto com o lançamento interno, a previsão de retorno financeiro quando isso acontece é bem mais alta, porém, requer um maior investimento de dinheiro e de tempo.
Lançamento semente
É uma das formas de lançamento mais fáceis que tem, ele é indicado para aqueles que ainda nao tem produto. O principal foco dessa estratégia é atrair pessoas interassadas em um assunto, e pegar delas seus principais problemas e desejos, pois conforme você vai atraindo as pessoas e conhecendo suas dificuldades vai conseguir criar um produto totalmente direcionado a ela.
Lançamento relâmpago
Esse acontece entre 4 a 7 dias e pode ser feito mesmo nao tendo uma lista com leads, podendo usar sua própria base de clientes. A grande sacada desse lançamento é criar uma oferta única em curto espaço de tempo oferecido de forma exclusiva.
Lançamento de afiliado
Esse modelo é muito parecido com o lançamento relâmpago, mas a diferença é que é feito com a oferta de produtos de terceiros. A base desse lançamento é que podemos oferecer produtos atrelados a oferta. Por exemplo: eu vendendo como afiliado, eu posso por exemplo oferecer um e-book ou algum tipo de suporte ou serviço exclusivo para quem comprar o produto comigo.
Lançamento perpétuo:
Esse lançamento é um dos mais lucrativos pois ele não tem um período de término. Ele consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas. Além da economia de tempo, você tem a possibilidade de automatizar o lançamento para o novos leads. Para ter sucesso com esse modelo, é preciso que o lançamento interno tenha sido muito bom. Você precisa de um bom fluxo de leads e boas ferramentas de automação de marketing.
Funil de lançamento
É quando você vai construindo a sua audiência, publicando seu conteúdo e divulgando para gerar desejo de compra, fazendo as pessoas te reconhecerem como uma autoridade.
Pontos importantes no funil de lançamento:
Funil perpétuo
Esse é um modelo de negócios, é um modelo que você vende todo dia, é mais fácil e menos arriscado de validar seu produto, pode ser implementado no seu negócio e ir fazendo paralelamente lançamentos durante seu processo, o engajamento é fortalecido com a produção de conteúdo diário.
Pontos importantes do funil perpétuo:
Veja agora como um lançamento é dividido em três grandes etapas, relacionamento, lançamento e entrega.
Relacionamento
O ponto principal de um lançamento digital é o público alvo, deve ser feito um estudo cuidadoso e com bastante atenção no mercado, construindo a persona perfeita ou que se aproxima mais da ideal e direcione as estratégias para ela.
O ponto principal é você estar ligado com sua audiencia e construir um boa audiencia é crucial, ela deve estar ligada ao seu conteúdo, atraves de canais diversos, como Youtube, instagram, facebook, blog, o ideal é estar presente em diferentes tipos de canais. Foque principalmente na construção da sua autoridade e na sua marca.
Lançamento
A fase de lançamento é fase onde devemos prestar atenção em vários fatores, pois deve ser o momento onde todos estaram consolidados e prontos para receber a oferta que será exclusiva e por tempo limitado, e você deve saber o momento que sua audiência já estará pronta para receber uma oferta, isso pode levar semanas ou até meses. É nessa hora que o copywriting e todo o conteúdo persuasivo deve acontecer, depois do trabalho de construção da audiencia, gerando escassez e espectativas no público, esses será o principal combustível para acontecerem as vendas.
Entrega
Aqui, tudo já foi construído, todo o relacionamento e tudo mais, agora é hora de entregar o prometido. Não importa qual seja o produto ou serviço, o pós-venda é fundamental. Nesse momento, é crucial que você mantenha um relacionamento com o cliente, esclarecendo dúvidas, captando feedbacks, tudo isso vai te ajudar a melhorar e possivelmente até acrescentar mais conteúdo no seu curso (no caso de lançamentos de cursos online) dependendo do modelo dele, também ajudará em lançamentos futuros.
Agora que você sabe o que é um lançamento é hora de começar a aplicar, porque de nada adianta só saber e não por a mão na massa. sucesso para todos.
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